Secretário de Infraestrutura de Corumbá, pede demissão após Operações da PF por fraudes em licitações

| Créditos: Foto: Diário Corumbaense

O Secretário de Infraestrutura de Corumbá, Ricardo Campos Ametlla, apresentou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (8), conforme publicado no Diário Oficial de Corumbá de hoje (9). A decisão ocorre em meio a duas operações da Polícia Federal que investigam fraudes em licitações no município.

Ametlla permaneceu no cargo sob a gestão do prefeito Marcelo Iunes, mesmo após ter sido alvo da Operação Offset em 2020. Segundo a PF, o esquema envolvia desvios de recursos da prefeitura através de contratos com uma empresa de engenharia sediada na capital. Durante os mandados de busca e apreensão da época, foram encontrados R$ 44 mil em dinheiro vivo.

O ex-secretário teve seus computadores e celulares apreendidos tanto na secretaria quanto em sua residência durante as investigações. Apesar das ações da polícia, sua permanência no cargo se estendeu até esta semana.

A segunda operação da PF, batizada de João Romão em referência ao personagem de Aluísio Azevedo, apontou Ametlla como suspeito de criar empresas para vencer licitações municipais que totalizaram R$ 12 milhões. A investigação, conduzida em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), resultou na execução de 14 mandados de busca e apreensão em Corumbá e Campo Grande, autorizados pela Justiça Federal e executados por 52 agentes.

A defesa de Ricardo Ametlla, representada pelo advogado André Borges, destacou em nota que o ex-secretário deixa um legado significativo na pasta que comandou e que defenderá sua inocência no momento oportuno, respeitando a presunção de inocência garantida pelo Judiciário.

O espaço está aberto para manifestações de todos os envolvidos na matéria.

Compartilhe: