Santa Casa de Mato Grosso do Sul busca acordo urgente com governo e prefeitura para manter atendimentos pelo SUS

| Créditos: Foto: Ascom/Santa Casa


Em meio a uma crise financeira, a Santa Casa de Campo Grande convocou reuniões de urgência com a prefeita Adriane Lopes e o governador Eduardo Riedel. O objetivo é discutir a continuidade dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a instituição, a crise é causada pela prorrogação do contrato com o SUS sem o devido reajuste nos valores repassados, uma situação que se arrasta desde agosto de 2023. Enquanto os custos hospitalares aumentam, o valor recebido permanece o mesmo, o que tem desequilibrado as finanças.

A Santa Casa também informa que aguarda o repasse de valores de ações judiciais já decididas a seu favor contra gestores anteriores da saúde. Esses recursos, essenciais para quitar dívidas com fornecedores, ainda não têm previsão de pagamento.

Com dificuldades para honrar seus compromissos financeiros, o hospital alerta que a manutenção dos atendimentos à população pode ser impactada. A direção defende a necessidade de um novo contrato com o SUS e de soluções definitivas para o problema.

A instituição afirmou confiar na sensibilidade dos gestores e espera que as reuniões ocorram rapidamente para evitar um colapso nos serviços de saúde pública.

Compartilhe: