Relatório aponta falta de identificação de responsáveis por R$ 1,3 bilhão em emendas parlamentares
- porAgência Brasil
- 13 de Julho / 2026
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: © Paulo Pinto/Arquivo Pessoal
Um relatório de transparência orçamentária identificou que cerca de R$ 1,3 bilhão em emendas parlamentares executadas pela Câmara dos Deputados em 2025 não tiveram os autores das indicações claramente divulgados. Segundo o levantamento, parte dos recursos foi registrada apenas como destinada por “lideranças”, dificultando a identificação dos parlamentares responsáveis pela indicação das verbas.
O documento aponta que a ausência de informações compromete o acompanhamento público sobre a origem e o destino dos recursos. A análise também cita que órgãos responsáveis pela execução das obras e compras, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), apresentaram dificuldades para relacionar os valores aos beneficiários finais.
Entre as recomendações apresentadas está a criação de mecanismos que permitam rastrear todo o caminho das emendas, desde a indicação pelo parlamentar até a entrega do recurso ao destinatário final. O relatório também sugere mudanças no modelo de distribuição para ampliar a transparência e o controle sobre o uso do dinheiro público.






