Protesto em Campo Grande integra mobilização nacional contra projeto de lei e anistia a envolvidos em atos de 8 de janeiro

| Créditos: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo


Uma onda de manifestações populares foi registrada em diversas cidades e capitais do país no último domingo, direcionando críticas e demandas ao Congresso Nacional. Organizados por centrais sindicais, movimentos sociais e grupos da sociedade civil, os protestos concentraram-se na oposição a propostas legislativas que tramitam nas Casas, em particular a chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem e os projetos de anistia.

A PEC, que ganhou destaque por dificultar a abertura de inquéritos e processos criminais contra membros do parlamento, foi o principal ponto de controvérsia que levou milhares de pessoas às ruas em, pelo menos, 30 localidades. Os manifestantes também expressaram forte repúdio a qualquer iniciativa que vise a anistia para condenados por tentativas de golpe ou atos antidemocráticos.

Campo Grande, MS, reforça o coro nacional

Na capital sul-mato-grossense, Campo Grande, a mobilização também ocorreu no centro da cidade, reunindo, segundo relatos, cerca de 150 pessoas. O ato, que incluiu uma passeata por vias centrais como a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho, teve como foco o mesmo conjunto de pautas que moveu o país.

Com faixas e cartazes que exibiam lemas como "Sem Anistia" e "Congresso Inimigo do Povo", os participantes destacaram a necessidade de os parlamentares legislarem em prol dos interesses públicos, e não em causa própria, e ressaltaram a importância de manter a pressão popular como ferramenta de fiscalização da classe política e de defesa da democracia.

Compartilhe: