Programa “Cuidando de Quem Cuida” ganha nova sala e deve ampliar em 162% atendimentos a servidores em Campo Grande

O programa “Cuidando de Quem Cuida” ganhou, nesta sexta-feira (6), uma nova sala para atendimentos individuais na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), em Campo Grande. Com a ampliação da estrutura, a expectativa é de um aumento superior a 162% no número de atendimentos oferecidos aos servidores da pasta.

A iniciativa é realizada em parceria com instituições de ensino superior, entre elas a Faculdade Insted, que contribui com estudantes e professores na oferta de acompanhamento psicológico e ações voltadas ao bem-estar dos trabalhadores da assistência social.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Camilla Nascimento, destacou que o programa passa por um processo de aprimoramento para ajustar fluxos e ampliar o cuidado com a saúde emocional dos profissionais.

“Nossos servidores lidam diariamente com histórias difíceis, que trazem uma carga pesada para carregar sozinhos. O poder público precisa promover essa ajuda e a Insted vem com uma parceria real de serviço e qualidade para fortalecer a nossa rede de escuta e cuidado”, afirmou.

O novo espaço foi planejado para proporcionar acolhimento humanizado e maior privacidade, facilitando o acesso dos servidores que anteriormente precisavam se deslocar até o CCI Vovó Ziza para receber atendimento. Segundo a gerente do Trabalho e Educação Permanente, Elaine Rodrigues Teles, a centralização contribui para garantir mais ética, sigilo e efetividade ao serviço.

Representando a universidade parceira, o professor Gabriel Godoy de Palma ressaltou o impacto social da iniciativa, especialmente diante de desafios como depressão e síndrome de burnout, que também afetam trabalhadores do serviço público.

“A faculdade se alegra em contribuir para a saúde desses seres humanos que prestam serviços essenciais à população. É um investimento que soma na qualidade do ensino e no bem-estar social, atuando na prevenção e no cuidado pós-afastamento”, destacou.

A estrutura física também foi elogiada pelos acadêmicos que atuarão nos atendimentos. A estudante de Psicologia Sinara Costa de Souza Valente afirmou que o ambiente foi pensado para proporcionar conforto e acolhimento aos servidores.

“A sala é leve, pensada para que a pessoa se sinta acolhida. Atender servidores que já trabalham com vulnerabilidade social enriquecerá muito meu conhecimento e será um diferencial para minha carreira”, disse a estagiária.

Desde sua criação, o programa já contabiliza quase 7 mil atendimentos e também promove grupos reflexivos e pesquisas científicas sobre qualidade de vida nas 46 unidades da secretaria.

A superintendente de Gestão do Suas, Marcilene Rodrigues, destacou que a nova estrutura marca um avanço importante para a educação permanente dentro da pasta.

“Agora o programa tem uma identidade e uma referência física que não tínhamos. Vamos praticamente triplicar nossa capacidade de atendimento. É fundamental que o servidor tenha esse porto seguro para melhorar sua qualidade de vida”, pontuou.

O serviço é gratuito e funcionará diariamente, mediante agendamento pelo telefone (67) 3314-4482, ramal 6000.

Compartilhe: