Preparem os casacos: frente fria avança e derruba temperaturas em Mato Grosso do Sul neste sábado
- porRedação
- 05 de Abril / 2025
- Leitura: em 9 segundos

temporal com descargas elétricas | Créditos: Reprodução
Uma frente fria avança sobre Mato Grosso do Sul neste sábado (5), provocando uma queda nas temperaturas máximas de até 5°C em diversas cidades do estado. Além do declínio térmico, o fim de semana também poderá ser marcado por pancadas de chuva, em alguns casos de forma intensa.
Na capital, Campo Grande, a previsão indica possibilidade de pancadas de chuva isoladas ao longo de todo o dia. Os termômetros devem oscilar entre a mínima de 19°C e a máxima de 27°C.
Na região norte, em Coxim, a variação de temperatura esperada é entre 21°C e 30°C, com previsão também de pancadas de chuva isoladas. Já no sul do estado, em Ponta Porã, a previsão é semelhante, com pancadas de chuva isoladas e temperaturas entre 14°C e 27°C.
A região leste, em Três Lagoas, terá um sábado com muitas nuvens e alerta para chuvas intensas. A temperatura mínima será de 18°C, podendo alcançar os 32°C durante o dia.
Em Corumbá, a variação térmica pode ser considerável, com mínima prevista de 16°C e máxima de 31°C. O município também tem previsão de pancadas de chuva isoladas.
Alerta para Chuvas Intensas em Oito Municípios
Além do aviso de queda de temperatura, com validade da 1h deste sábado até as 6h de domingo (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para oito cidades do estado: Aparecida do Taboado, Bataguassu, Inocência, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas.
Nestes municípios sob alerta, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou entre 50 e 100 milímetros por dia (mm/dia). Os ventos podem atingir velocidades significativas, variando entre 60 e 100 quilômetros por hora (km/h).
O Inmet adverte para os possíveis riscos associados a essa condição climática, como corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A população das áreas afetadas deve redobrar a atenção e tomar as precauções necessárias.