Prazo para pedir isenção da taxa do Enem 2025 vai de 14 a 25 de abril


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. Os pedidos devem ser feitos entre os dias 14 e 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, com login do Gov.br.

A gratuidade pode ser solicitada por estudantes do 3º ano do ensino médio em escolas públicas, quem cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escolas privadas, além de pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 2.277 em 2025) e inscritos no CadÚnico. Participantes do programa Pé-de-Meia também têm direito.

É necessário informar CPF e data de nascimento, conforme registro na Receita Federal. Os documentos exigidos estão no Anexo II do edital, como declaração escolar e comprovante de renda.

Candidatos que obtiveram isenção em 2024, mas faltaram às provas, devem justificar a ausência para garantir nova gratuidade. O prazo para justificativa é o mesmo da solicitação da isenção, e o sistema também é o mesmo: a Página do Participante. Documentos autodeclaratórios ou assinados por pais não serão aceitos.

Os resultados das solicitações e justificativas serão divulgados em 12 de maio. Recursos poderão ser apresentados de 12 a 16 de maio, com resultado final no dia 22. O período oficial de inscrições será aberto em data a ser definida em novo edital.

Criado em 1998, o Enem é utilizado como forma de ingresso em universidades por meio do Sisu, ProUni, Fies e instituições estrangeiras conveniadas, como as de Portugal. O exame também contempla pessoas privadas de liberdade, com aplicação em datas diferentes.

Compartilhe: