Prazo para declaração semestral de rebanhos começa em MS e vai até 2 de junho

| Créditos: Foto: Raquel Brunelli/Embrapa


Teve início nesta quinta-feira (2) o prazo para a atualização cadastral e a declaração semestral de rebanhos em Mato Grosso do Sul. O procedimento deve ser feito até 2 de junho, preferencialmente pela internet, por meio do sistema e-SANIAGRO, disponível no site da Sefaz. Também há a opção de realizar o processo presencialmente nas unidades da Iagro.

A obrigatoriedade foi estabelecida em portaria publicada no Diário Oficial do Estado e atinge produtores que atuam com espécies como bovinos, bubalinos, aves, suínos, ovinos, caprinos, equídeos, abelhas, animais aquáticos e outros.

Os responsáveis devem informar dados como endereço, telefone, e-mail, coordenadas geográficas, tipo de propriedade e características da exploração pecuária. A declaração também permite o registro da vacinação contra brucelose.

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold, a atualização inclui dados sobre nascimentos, mortes e movimentações do rebanho. Ele lembra que o processo ocorre em duas etapas: de 1º de maio a 2 de junho e de 1º a 30 de novembro.

Quem deixar de declarar ou prestar informações incorretas poderá ser penalizado. Explorações pecuárias com pendências ficam bloqueadas até regularização.

Compartilhe: