Policiais caracterizados como Papai Noel, prendem traficantes no Peru

Policiais Papai Noel | Créditos: Peruvian National Police / AFP

Uma operação policial inusitada marcou a tarde deste sábado, 23 de dezembro, na cidade de Lima, Peru, quando agentes caracterizados como Papai Noel lançaram uma incursão em um bairro ao norte da cidade. O alvo da ação foi uma gangue envolvida no tráfico de drogas na região.

As autoridades policiais surpreenderam dois suspeitos comercializando insumos destinados à produção de cocaína e maconha na cidade de Huaral, situada a 70 quilômetros da capital peruana. Durante a operação, resultante da iniciativa do Grupo Terna, dois indivíduos foram detidos e uma considerável quantidade de pacotes contendo pasta de cocaína e maconha foi apreendida. O valor dessas substâncias não foi divulgado pelas autoridades responsáveis.

"Os agentes do Grupo Terna adotaram a vestimenta de Papai Noel como estratégia para passar despercebidos nesse bairro perigoso", relatou o coronel Walter Palomino, líder do Esquadrão Verde da Polícia Nacional. "A tática se mostrou eficaz. Para esses 'renas do mal', o Natal chegou", completou o oficial.

Essa não é a primeira vez que uma incursão temática é realizada pelas forças policiais. No Dia das Bruxas, uma operação similar foi conduzida contra suspeitos de tráfico de drogas. No ano de 2022, o Peru registrou a apreensão de 86,4 toneladas de substâncias ilícitas, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Tanto o Peru quanto a Colômbia são reconhecidos como grandes produtores mundiais de cocaína e folha de coca, segundo o órgão internacional.

*Com informações da AFP

Compartilhe: