PF desmantela rede de tráfico internacional e lavagem de dinheiro com operação em quatro estados

| Créditos: DIVULGAÇÃO/PF


A Polícia Federal (PF) lançou nesta terça-feira a Operação Vila do Conde com o objetivo de desarticular uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) especializada em tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. A operação, que cumpriu mandados em São Paulo, Pará, Minas Gerais e Goiás, incluiu também ações em Mato Grosso do Sul. As autoridades não revelaram os municípios exatos nem o número de alvos no estado.

A investigação teve início em fevereiro de 2021, após a apreensão de 458 quilos de cocaína escondidos em uma carga de quartzo no Porto de Vila do Conde, em Barcarena (PA). A droga tinha como destino final o Porto de Rotterdam, na Holanda.

De acordo com a PF, a organização criminosa utilizava uma rede logística para enviar cocaína à Europa e operava empresas de fachada, como restaurantes e prestadoras de serviços, para lavar o dinheiro ilícito. O esquema movimentou milhões de reais, resultando no bloqueio judicial de até R$ 291,5 milhões em bens, direitos e valores.

O vice-presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo e presidente da escola de samba Império Casa Verde, Alexandre Constantino Furtado, é apontado como um dos principais alvos da operação, suspeito de integrar a facção criminosa.

A operação é uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/SP), que inclui a Polícia Federal, a Secretaria de Segurança Pública e a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).

Compartilhe: