Pedro Lucas recusa Ministério das Comunicações e União Brasil buscará novo nome
- porR7
- 23 de Abril / 2025
- Leitura: em 7 segundos

O líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, deputado federal Pedro Lucas (União-MA) | Créditos: Mario Agra / Câmara dos Deputados
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União-MA) declinou do convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Comunicações, conforme anunciado nesta terça-feira (22). A vaga, pertencente ao União Brasil, está aberta desde a saída de Juscelino Filho, denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de verbas.
Em nota, o presidente nacional do partido, Antonio Rueda, expressou "apreço e respeito" pelo convite, mas informou que, após "avaliação cuidadosa" e em alinhamento com a bancada, Fernandes optou por permanecer como líder do partido na Câmara, considerada uma "posição estratégica".
O convite foi feito há quase duas semanas, e o parlamentar discutia a decisão com a bancada. Após reuniões com Rueda e o senador Davi Alcolumbre (União-AP), Fernandes decidiu recusar.
Lula agora avalia se permite que o União Brasil indique outro nome ou se transfere a pasta para outro partido, reduzindo o número de ministérios do União de três para dois. O partido, por sua vez, garantiu que apresentará um novo nome "técnico" para avaliação do presidente.
A indicação de Fernandes surgiu após a saída de Juscelino Filho, que deixou o cargo após denúncia da PGR ao Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto desvio de recursos da Codevasf, enquanto deputado federal. A Polícia Federal investiga a atuação de Juscelino para beneficiar uma empreiteira em um esquema de fraudes. A defesa do ex-ministro nega as acusações. Lula solicitou a saída de Juscelino do ministério para que ele se concentrasse em sua defesa.