Pacientes enfrentam cancelamento de exames em USF e reclamam de falta de aviso em Campo Grande

Pacientes que aguardavam exames laboratoriais na USF Dr. Walfrido Ferreira de Azambuja, no bairro Alves Pereira, em Campo Grande, foram surpreendidos com a suspensão dos atendimentos na manhã desta quinta-feira (19).

Segundo relatos, muitos usuários chegaram à unidade ainda de madrugada — por volta das 5h —, mas só foram informados sobre o cancelamento por volta das 7h, após já estarem na fila de espera.

Uma paciente contou que havia agendado os exames desde fevereiro e, ao chegar ao local, recebeu senha e aguardou atendimento. No entanto, foi informada posteriormente de que não havia profissionais disponíveis e que os serviços laboratoriais estavam temporariamente suspensos.

Ela também relatou que parte dos exames já não poderia ser realizada anteriormente por falta de estrutura, incluindo testes como creatinina, hemoglobina glicada e TSH.

“É uma falta de respeito com a população. O posto está lotado desde cedo e só avisam quando chega a sua vez”, desabafou.

Sem conseguir atendimento, a paciente ainda teve prejuízo no trabalho devido ao atraso e afirmou não ter recebido previsão para reagendamento dos exames.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau) informou que realiza cerca de 450 mil exames laboratoriais por mês em 86 unidades de saúde e que o serviço segue em funcionamento. A pasta afirmou ainda que medidas já foram adotadas para normalizar a oferta.

Apesar disso, pacientes seguem sem informações claras sobre a retomada dos atendimentos na unidade afetada.

Compartilhe: