Operação Policial revela esquema de lavagem de dinheiro do tráfico por meio de Criptomoedas
- porRedação
- 05 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 7 segundos

Agente da Senad em mineradora clandestina de criptomoeda | Créditos: Divulgação
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) desmantelou um sistema clandestino de mineração de criptomoedas vinculado a Rodrigo Emilio Montalva Agüero, paraguaio de 41 anos, considerado braço direito do narcotraficante Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como "Tio Rico".
De acordo com informações da agência paraguaia, o esquema estava direcionado à lavagem de dinheiro proveniente do comércio internacional de cocaína. Rodrigo Agüero foi detido no último sábado (3) ao tentar atravessar a Ponte da Amizade, na fronteira com o Brasil.
A organização liderada por "Tio Rico" atua na faixa de fronteira com Mato Grosso do Sul, utilizando empresas e instituições religiosas para realizar a lavagem de ativos. O próprio Miguel Ángel Insfrán Galeano foi preso no Rio de Janeiro há um ano e extraditado para o Paraguai pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A mineração clandestina de criptomoedas operava em um barracão localizado no bairro San Miguel, em Presidente Franco, cidade vizinha de Ciudad Del Este. A propriedade é registrada em nome de Ever Cristobal Córdoba Villanueva, cunhado de Rodrigo Agüero, que até o momento não foi localizado.
No interior do barracão, as autoridades encontraram 12 máquinas mineradoras de bitcoin em pleno funcionamento, além de um notebook. Segundo a Senad, a organização, comandada no Paraguai por "Tio Rico" e pelo uruguaio Sebastián Marset (atualmente foragido), utilizava criptomoedas para efetuar o pagamento de carregamentos de cocaína.
Rodrigo Emilio Montalva Agüero preso na fronteira | Créditos: Divulgação
Perfil de "Tio Rico" - Criminoso Procurado a Capturado
Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como "Tio Rico", era o criminoso mais procurado do Paraguai, liderando uma organização criminosa envolvida em atividades ilícitas, incluindo tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.
O narcotraficante tinha como objetivo principal se tornar o principal fornecedor de cocaína para o Comando Vermelho, a maior facção criminosa do tráfico no Rio de Janeiro, visando expandir sua influência por todo o país. Após quase um mês de cerco, "Tio Rico" foi capturado em fevereiro de 2023 no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, pela Polícia Civil.
Além disso, Miguel Ángel Insfrán Galeano é apontado como o mandante do assassinato do promotor paraguaio Marcelo Pecci, ocorrido em maio de 2022. O promotor foi morto durante a lua de mel na praia de Cartagena das Índias, na Colômbia.