Operação da SES apreende produtos irregulares em Campo Grande, incluindo fitoterápicos falsificados e derivados de nicotina
- porRedação
- 08 de Janeiro / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Divulgação SES
A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em ação conjunta com a Sefaz e os Correios, apreendeu milhares de produtos irregulares em Campo Grande. A operação encontrou fitoterápicos falsificados e produtos derivados de nicotina sem autorização da Anvisa, incluindo o Snus, um derivado de nicotina sintética proibido no Brasil.
O Snus, encontrado em 2.260 sachês, contém 6,5 mg de nicotina cada, quantidade significativamente maior que a de um cigarro comum. "O Snus apresenta alto risco à saúde devido à quantidade elevada de nicotina, que está associada ao desenvolvimento de cânceres e a problemas bucais", alertou Matheus Moreira Pirolo, gerente de Apoio aos Municípios da SES.
Além do Snus, foram apreendidas 6.600 cápsulas de fitoterápicos falsificados, contendo medicamentos alopáticos como ibuprofeno e corticoides. "Esses produtos deveriam ser fitoterápicos naturais, mas tiveram sua composição adulterada com medicamentos alopáticos de alta toxicidade", explicou Adam Macedo Adami, gerente de Medicamentos e Produtos para a Saúde da SES.
A Vigilância Sanitária alerta para os riscos da compra de medicamentos e suplementos pela internet. "Essas apreensões são essenciais para proteger a saúde pública", destacou Matheus. Adami complementou: "Dados de 2014 indicam que cerca de 50% dos medicamentos e suplementos vendidos pela internet são falsificados ou não atendem às especificações de segurança".
A SES reforça a importância de adquirir medicamentos e suplementos apenas em locais licenciados e com orientação profissional. A colaboração com a Polícia Federal e outros órgãos é fundamental para coibir a comercialização ilegal de produtos que podem comprometer a saúde da população.