Operação “Alta Tensão” prende cinco por furto de energia em Campo Grande

Cinco pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica durante a operação “Alta Tensão”, realizada pela Polícia Civil e pela operação Energisa na manhã desta terça-feira (25), na região Norte de Campo Grande. Equipes de perícia visitaram residências e estabelecimentos comerciais, onde foram identificadas ligações clandestinas, conhecidas como "gatos".

Segundo a Polícia Civil, as irregularidades detectadas foram a partir de dados fornecidos pela entrega, que apontaram divergências de consumo. Um dos detidos foi preso também por suspeita de fraude processual, após danificar o quadro de energia para dificultar a perícia.

Os cinco envolvidos foram autuados por crime de furto de energia, cuja pena pode variar de um a quatro anos de reclusão, além de multa. O desvio ilegal sobrecarrega a rede elétrica, comprometendo a qualidade do serviço e gerando custos adicionais para outros consumidores da região.

Dados da Energisa indicam que, em 2024, uma mídia de quatro fraudes foi identificada a cada hora em Mato Grosso do Sul. No primeiro semestre do ano passado, o número de irregularidades encontradas foi 60% maior em comparação com todo o ano de 2023. Atualmente, cerca de 100 casos são registrados diariamente no Estado.

A supervisão mantém um centro de monitoramento para identificação de fraudes e disponibiliza canais para denúncias, que podem ser feitas pelo site (energisa.com.br), WhatsApp ((67) 99980-0698), call center (0800 722 7272) e aplicativo Energisa On.

Compartilhe: