Obras de melhoria estrutural na penitenciária de Ponta Porã buscam reverter precarização e superlotação
- porRedação
- 07 de Novembro / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Foto: Arquivo/JPNews
A Penitenciária Ricardo Brandão, em Ponta Porã, passou por melhorias estruturais, de segurança e bem-estar promovidas pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário).
As reformas incluem a instalação de sistemas de climatização e ventilação, modernização de travas e vigilância e a criação de uma lavanderia para uniformes. Os setores de saúde (enfermaria e consultórios) e a cozinha também foram reformados. Essas ações visam atender a práticas de gestão e saúde preventiva.
As intervenções ocorrem após a Defensoria Pública de MS identificar grave superlotação (162% da capacidade) e problemas como infestações, infiltrações e falta de saneamento em inspeção anterior.
A Agepen confirmou as obras e anunciou que, para combater a superlotação, está prevista a construção de quatro novos presídios, um deles em Ponta Porã, somando 1.632 novas vagas.






