OAB/MS se reúne com a Sejusp para tratar sobre crimes do falso advogado

| Créditos: Gerson Walber/OABMS


Nesta terça-feira (15), o Secretário-Geral e Corregedor-Geral da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul), Luiz Renê Gonçalves do Amaral, reuniu-se com o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Antônio Carlos Videira, externando a preocupação da Classe com o crescente número de denúncias sobre falsos advogados e golpes contra clientes.

Na reunião, Luiz Renê solicitou uma atenção especial da Sejusp para o combate e a prevenção dessas práticas criminosas, em especial a designação de delegacia especializada para parametrização das denúncias e trabalho de inteligência policial para apurar as responsabilidades e prevenir novos crimes.

Outra demanda importante apresentada pela OAB/MS foi a criação de um canal de comunicação específico para facilitar o acesso de advogados a informações e cópias de inquéritos policiais em todo o Estado. Para otimizar esse processo, a OAB/MS propôs a disponibilização de uma Central de Inquéritos e Informações Policiais na sede da instituição, que atuaria em interlocução direta com a Delegacia-Geral e as delegacias descentralizadas de Mato Grosso do Sul.

Ao final do encontro, Luiz Renê destacou a receptividade do Secretário Antônio Carlos Videira e seu compromisso com as demandas da advocacia: “O secretário acolheu as reivindicações da Ordem e se comprometeu a analisá-las e atendê-las em breve”.

A OAB/MS criou canal de denúncias há três semanas e já recebeu mais 300 casos, número de fraudes digitais que vêm crescendo e preocupando a Instituição.

A OAB/MS alerta a população em geral sobre a falsificação de documentos processuais e manipulação de informações sobre o andamento de processos, induzindo cidadãos a realizar depósitos e pagamentos indevidos. Em caso de dúvidas, contate seu advogado para confirmar a necessidade de qualquer pagamento.

Compartilhe: