Nova via asfaltada desafoga tráfego e resolver problemas de enchentes em Campo Grande
- porRedação
- 04 de Fevereiro / 2024
- Leitura: em 7 segundos

Rua dos Gonçalves na divisa dos bairros Pioneiros e Centenário. | Créditos: Caroline Maldonado
No coração dos bairros Pioneiros e Centenário, a Rua dos Gonçalves acaba de receber um novo pavimento, transformando-se em um ponto de acesso vital para quem se desloca do Centro para os demais bairros da região Sul . Com uma extensão de 1,6 quilómetros, a via recém-asfaltada alivia a congestionada Rua da Divisão. A conclusão desta obra, avaliada em R$ 4 milhões, foi comemorada com a visita da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que esteve no local na manhã do último sábado, dia 3.
Apesar de constar como asfaltada nos registros municipais por algum tempo, a pavimentação da Rua dos Gonçalves estava apenas "no papel", revelou a prefeita. Esse fato intrigante foi desvendado com o término da intervenção, que não só beneficiou o tráfego na região, mas também trouxe ruptura para os moradores que sofriam com enchentes recorrentes. A via costumava inundar durante as chuvas, recebendo águas de outros bairros.
Além do impacto positivo na mobilidade, a comunidade local comemora o fim dos alagamentos e observa uma notável valorização dos imóveis. Segundo Moacir da Silva Andrade, corretor de imóveis de 61 anos e residente no Jardim Morenão, a valorização dos imóveis já atingiu 30% desde a conclusão do asfaltamento. "Essa mudança e asfaltamento eram esperados há mais de 20 anos. Os alagamentos eram constantes, e tudo isso acabou. Além de melhorar para os comerciantes, trouxe a valorização aos imóveis", relata o corretor.
Com uma população de mais de 7,2 mil moradores na região, a obra terá impacto significativo na qualidade de vida dos moradores. Maria de Fátima Bueno, aposentada de 65 anos e moradora do bairro há três décadas, descreve o asfalto como um "sonho realizado". A Rua Eva Perón, já asfaltada, faz a conexão entre a Rua dos Gonçalves e os bairros Pioneiros, Jardim Morenão, Roselândia, Monte Alegre e Porto Galo.
A prefeita Adriane Lopes relembrou sua visita aos moradores no início de 2023, destacando a importância da interligação entre a Avenida Ana Luiza de Souza e a Avenida Guaicurus para melhorar o fluxo na região. "Essa rua era um pleito muito antigo, ouvimos a população e eles criticaram porque constam como asfaltado, mas nunca havia sido pavimentado. Trabalhamos para trazer a drenagem também e hoje viemos aqui para entender o que mudou na vida das pessoas, ver o quanto estão felizes e sentindo-se atendidos", afirmou a prefeita.