Nova data para emissão do RG em MS é marcada para o dia 29 de Janeiro, com agendamentos para fevereiro

Nova Carteira de Identidade | Créditos: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

Vagas para agendamento da emissão do novo RG em Mato Grosso do Sul serão reabertas no dia 29, com disponibilidade de datas para o mês de fevereiro. O esgotamento das vagas remanescentes para agendamento ocorreu nesta segunda-feira (15), levando a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) a abrir novas oportunidades no final deste mês.

Conforme informações da Sejusp, o padrão adotado para o agendamento seguirá a seguinte dinâmica: as datas serão liberadas no final de cada mês para marcação de comparecimento aos postos de identificação ao longo do mês subsequente. Dessa forma, as datas para os meses subsequentes só estarão disponíveis no mês anterior.

No presente mês, as datas para fevereiro estarão acessíveis a partir do dia 29, permanecendo disponíveis até que todas as vagas sejam preenchidas, semelhante ao ocorrido na manhã da última segunda-feira.

Estão previstos pelo menos seis postos de identificação em Campo Grande, além de outros localizados em diversas cidades de Mato Grosso do Sul.

Os locais de atendimento estão disponíveis no site, onde o usuário pode fazer a escolha conforme a cidade de sua preferência, podendo optar pelo posto mais próximo de sua residência [veja no final da matéria as instruções para agendamento].

Ampliação de Capacidade

No Posto de Identificação do Shopping Patio Central, situado na Rua Marechal Rondon, são disponibilizadas 198 vagas diárias, de segunda a sexta-feira. Contudo, há expectativa de aumentar esse número para 250 agendamentos por dia, visando atender à demanda crescente.

É importante ressaltar que o prazo de validade da nova Carteira de Identidade é de dez anos, ou seja, as identidades vigentes permanecem válidas até 2032, não sendo obrigatória a obtenção do novo formato de imediato.

Conforme determinação da lei federal, o prazo de validade será de cinco anos para crianças de 0 a 12 anos, e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos com 60 anos ou mais, a validade é indeterminada.

Compartilhe: