MPMS investiga falta de profissionais de saúde em Campo Grande

| Créditos: Foto: Agência Brasil


O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou inquérito civil para apurar a falta de profissionais na rede municipal de saúde de Campo Grande. A investigação será conduzida pela 32ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública e foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (26).

O procedimento teve início após o Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem) informar, por meio de ofício enviado em janeiro deste ano, a necessidade de ampliar o quadro de enfermeiros e técnicos de enfermagem nas unidades de urgência, atenção primária e especializada. O conselho apontou a carência de 46 enfermeiros e 67 técnicos.

Desde 2021, o Coren vem realizando fiscalizações nas unidades de saúde da capital e, segundo documento protocolado em junho, as irregularidades persistem mesmo após notificações e reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Em abril de 2024, a atenção básica contava com 210 enfermeiros e 433 técnicos, com proposta de acréscimo de 25 e 37 profissionais, respectivamente. Na área de urgência e emergência, eram 105 enfermeiros e 294 técnicos, com sugestão de reforço de mais 18 enfermeiros e 29 técnicos. Já na atenção especializada, a estrutura era composta por 27 enfermeiros e 72 técnicos, com pedido de contratação de mais três enfermeiros e um técnico.

Compartilhe: