Moraes descarta volta de Bolsonaro ao poder e nega perseguição política em julgamento

Ministro Alexandre de Moraes | Créditos: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que não vê possibilidade de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reverter sua inelegibilidade e voltar ao poder. A declaração foi feita em entrevista ao jornalista Jon Lee Anderson, publicada na última edição da revista The New Yorker, nesta segunda-feira (7).

Segundo Moraes, embora Bolsonaro possa ser absolvido em processos criminais ainda em fase inicial, as condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornaram inelegível já foram confirmadas em instâncias superiores. “Somente o STF poderia reverter essas decisões, e não vejo a menor possibilidade de isso acontecer”, disse.

O ministro comentou ainda que Michelle Bolsonaro ou um dos filhos do ex-presidente poderiam disputar a Presidência, mas avaliou que nenhum deles possui a mesma relação com as Forças Armadas que Bolsonaro mantinha.

No fim de março, o STF aceitou denúncia da Procuradoria-Geral da República e tornou réu Bolsonaro e mais sete aliados, acusados de tentar anular o resultado das eleições de 2022.

Moraes negou que haja julgamento parcial. “A narrativa de perseguição política colapsou. Não foi apenas a Polícia Federal que acusou — o próprio procurador-geral apresentou a denúncia”, afirmou.

Compartilhe: