Monumento dos Tuiuiús passa por restauração 25 anos após ser criado por Cleir

| Créditos: Arquivo pessoal


O Monumento Pantanal Sul, conhecido como “Tuiuiús do Aeroporto”, está sendo restaurado 25 anos após sua criação. As esculturas, inspiradas na revoada de tuiuiús em Corumbá, foram criadas pelo artista plástico Cleir em 2000 e simbolizam o Pantanal e o movimento das aeronaves. A restauração tem apoio do Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia e da concessionária AENA, que administra o aeroporto de Campo Grande.

As três aves — Zé Bicudo, Majestoso e Asa Branca — representam, respectivamente, pouso, abastecimento e decolagem. Em 2023, uma rajada de vento danificou uma das esculturas, e a revitalização teve início em abril deste ano, com conclusão prevista para o final de julho.

Segundo o artista, está sendo mantida a modelagem original das esculturas. O trabalho conta com a participação de antigos parceiros, como Luiz Carlos da Silva e Francisco Bezerra, e pela primeira vez, com a filha do artista, a engenheira civil Yarima Ávila.

Cleir já revitalizou outras obras em Campo Grande e Dourados, em parceria com o Sicredi. Em 2017, a cooperativa também apoiou a primeira revitalização do monumento. Para o presidente da Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Celso Ramos Regis, a obra é um símbolo cultural do estado.

Cleir é artista autodidata com mais de 30 anos de carreira e tem esculturas espalhadas por diversas cidades de Mato Grosso do Sul, além de Arapongas (PR), onde está o maior acervo de suas obras.

Compartilhe: