Ministério da Justiça autoriza a atuação da Força Nacional no combate ao narcotráfico em Mato Grosso do Sul
- porRedação
- 12 de Janeiro / 2024
- Leitura: em 10 segundos

Equipes da Força Nacional vão atuar em apoio à Polícia Federal | Créditos: Tom Costa/MJSP
O ministro da Justiça, Flávio Dino, deu a autorização para o emprego da Força Nacional no estado de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e armas. A medida, de caráter episódico e planejado, permanecerá em vigor até o dia 3 de maio, conforme publicado no Diário Oficial da União de hoje, em ação de apoio à Polícia Federal.
A portaria estipula que a atuação da Força Nacional se estenderá além do combate ao tráfico, abrangendo também "serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio".
O contingente designado para essa operação seguirá um planejamento previamente estabelecido pela diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, em colaboração com a Secretaria Nacional e o Ministério da Justiça, em coordenação com os órgãos de segurança em Mato Grosso do Sul.
O emprego da Força Nacional nas ações de combate ao narcotráfico é uma medida recorrente nas fronteiras do estado. Além disso, as equipes também atuam em áreas de conflito, como os municípios de Dourados, Naviraí e Iguatemi, onde ocorrem confrontos entre indígenas e produtores rurais.