Menino de 6 anos enfrenta rara e grave doença em Rio Brilhante

Antes e depois de João descobrir a doença | Créditos: Reprodução

O pequeno João Vinicius, de apenas 6 anos, encontra-se numa batalha contra a Paracoccidioidomicose, mais conhecida como Paracoco, uma enfermidade comumente desenvolvida por homens entre 30 e 50 anos, geralmente ligados a atividades agrícolas. No entanto, a condição é considerada rara e grave em crianças e adolescentes.

Os sintomas da Paracoco incluem emagrecimento, ínguas e caroços em diversas partes do corpo, inchaço abdominal, palidez e anemia. João iniciou seu tratamento em 2022, quando sua mãe, Elcilene Barbosa Cardoso, notou que o filho apresentava febre alta, dores abdominais, vômitos, diarreia intensa e perda significativa de peso, chegando a apenas 11 quilos.

"Em Dourados acharam que era câncer. Fomos para Campo Grande, e lá, ao realizar a biopsia para determinar se era maligno ou benigno, descobrimos que era essa doença", recorda Elcilene.

A luta contra a Paracoco envolve procedimentos complexos, como drenagem para aliviar o inchaço na barriga, onde são retirados aproximadamente 4 litros de líquido do abdômen do menino. Essa prática é essencial para proporcionar alívio aos pulmões, permitindo uma respiração adequada.

Atualmente residindo em Dourados devido ao trabalho do pai, que é caminhoneiro, a família enfrenta desafios financeiros. A mãe não pode trabalhar devido aos cuidados intensivos necessários para João, que não frequenta a escola durante o tratamento. A família agora busca auxílio financeiro para cobrir os custos do tratamento, que incluem medicação não disponível na rede pública. O gasto semanal com remédios oscila entre R$ 200 e R$ 300.

Em 20 de fevereiro, a família se deslocará a São Paulo para avaliar a evolução do tratamento. Embora as passagens de ida e volta tenham sido gentilmente doadas, a família solicita doações de qualquer valor para auxiliar nas despesas diárias.

Para contribuições, a família disponibiliza a opção de PIX através do número (67) 9 9234-5685, em nome de Elcilene Barbosa Cardoso. Qualquer ajuda é fundamental para apoiar João Vinicius em sua luta contra essa doença desafiadora.

Compartilhe: