Massa de ar frio começa a perder força e temperaturas iniciam elevação gradual em Mato Grosso do Sul
- porRedação
- 20 de Maio / 2026
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Foto: Reprodução/PxHere / Mike Beauregard
Mato Grosso do Sul registra uma tendência de elevação gradual nas temperaturas após uma sequência de dias frios. As medições realizadas durante a madrugada apontaram índices mínimos superiores aos do dia anterior. A menor temperatura do estado foi observada na região do Pantanal da Nhecolândia, em Corumbá, onde os termômetros marcaram 9,6°C. Na capital, Campo Grande, a mínima aferida foi de 14,7°C, embora a sensação térmica nas primeiras horas do dia tenha atingido os 9°C devido a fatores climáticos locais.
De acordo com analistas do setor de monitoramento meteorológico, a cobertura de nuvens prevista para o decorrer do dia deve conter uma subida mais expressiva das máximas no período vespertino. Apesar disso, o impacto da massa de ar polar que atuava sobre a região começa a diminuir, dando lugar a uma atmosfera um pouco mais amena. O panorama diário também inclui o registro de correntes de vento vindas do quadrante sul com velocidades reguladas entre 30 km/h e 50 km/h, não se descartando rajadas que superem a marca dos 50 km/h em pontos isolados.
Projeções de temperaturas máximas para o dia
As estimativas meteorológicas para o período da tarde indicam oscilações térmicas significativas entre as diferentes zonas do estado. Os picos previstos de calor para as principais cidades polo são:
Campo Grande e Coxim: 27°C
Três Lagoas e Paranaíba: 27°C e 25°C, respectivamente
Camapuã: 26°C
Corumbá: 23°C
Aquidauana: 22°C
Iguatemi e Anaurilândia: 21°C
Dourados: 20°C
Porto Murtinho: 19°C
Ponta Porã: 16°C
Dados das menores temperaturas consolidadas na madrugada
Diferentes municípios apresentaram marcas de frio distintas nas primeiras horas da data. Segue o detalhamento dos índices colhidos pelas estações automáticas oficiais:
9,6°C – Corumbá (Região da Nhecolândia)
10,2°C – Sete Quedas
11,5°C – Aral Moreira
11,7°C – Amambai
12,0°C – Ponta Porã
12,8°C – Dourados
13,6°C – Nova Andradina
13,8°C – Nova Alvorada do Sul
13,9°C – Maracaju e Sidrolândia
14,2°C – Porto Murtinho
14,7°C – Campo Grande
15,9°C – Corumbá (Área urbana)
Comportamento do clima para o dia seguinte
As projeções indicam que a próxima madrugada seguirá com temperaturas reduzidas, de forma mais acentuada nas cidades da faixa sul e do extremo sul sul-mato-grossense. Em Campo Grande, a variação esperada fica entre os 14°C e os 22°C. Já em Dourados, os índices devem transitar entre 12°C e 20°C. O município de Ponta Porã operará com mínima de 13°C e máxima de 17°C, enquanto Iguatemi poderá registrar a menor temperatura desse grupo, com mínima na casa dos 10°C e teto de 19°C.
Para as demais localidades, a expectativa aponta: Três Lagoas (16°C a 24°C), Corumbá (16°C a 21°C), Aquidauana (16°C a 23°C), Coxim (18°C a 28°C), Camapuã (16°C a 26°C), Paranaíba (16°C a 27°C), Anaurilândia (15°C a 22°C) e Porto Murtinho (14°C a 19°C).
Previsão de médio prazo
Os modelos climáticos de longo alcance sinalizam uma mudança no regime de chuvas para os próximos dias. Há indicativo de acumulados pluviométricos que podem variar de 10 a 40 milímetros em um período que se estende até o dia 3 de junho. A concentração dessas precipitações deve ocorrer prioritariamente nas faixas centro-sul, sudeste, leste e nordeste do território estadual.






