Marinha do Brasil abre concurso com 153 vagas para o Colégio Naval em Mato Grosso do Sul
- porRedação
- 31 de Março / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Reprodução/Agência Marinha de Notícias
A Marinha do Brasil anunciou a abertura de um concurso público oferecendo 153 vagas para o Colégio Naval, destinadas a candidatos de ambos os sexos. Os aprovados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 1.398,30 durante o curso. Em Mato Grosso do Sul, as provas serão aplicadas na cidade de Ladário.
As inscrições terão início nesta segunda-feira (31) e se estenderão até o dia 29 de abril, devendo ser realizadas exclusivamente através do site oficial da Marinha. A taxa de inscrição é de R$ 100, com possibilidade de isenção para candidatos pertencentes a famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e para doadores de medula óssea. Do total de vagas, 141 são para homens e 12 para mulheres.
O Colégio Naval representa o primeiro passo para quem almeja se tornar Oficial da Marinha. A instituição oferece formação integral, preparando os alunos para ingressar na Escola Naval (nível superior) e se tornarem Oficiais da Armada, Intendentes ou Fuzileiros Navais. O Curso de Preparação de Aspirantes possui duração de três anos em regime de internato, com uma rotina militar diária.
Para concorrer, os candidatos devem ser brasileiros natos, ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, possuir entre 15 e menos de 18 anos de idade, além de ter altura mínima de 1,54m e máxima de 1,95m. Outros requisitos incluem não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou ter união estável, condições incompatíveis com o regime de formação do Colégio Naval, devendo permanecer assim durante todo o período do curso.
O processo seletivo será composto por três etapas. A primeira consiste em provas objetivas de Matemática, Inglês, Português, Estudos Sociais, Ciências e Redação. A segunda etapa engloba exames complementares de caráter eliminatório, como verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica. A etapa final é o período de adaptação, com duração de três semanas em regime de internato. Os candidatos aprovados em todas as fases receberão as platinas de alunos e iniciarão o Curso de Preparação de Aspirantes.
Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias, o site de concursos da Força ou siga o perfil da MB nas mídias sociais para não perder nenhuma oportunidade. Vem pra Marinha!