Justiça suspende greve de policiais civis em MS

| Créditos: Foto: Reprodução/Midiamax

A greve dos policiais civis de Mato Grosso do Sul foi suspensa por decisão judicial nesta terça-feira (1º). O desembargador Nélio Stábile, do Poder Judiciário de MS, acatou o pedido do Estado em um dissídio coletivo de greve, argumentando a ilegalidade da paralisação com base em tese do Supremo Tribunal Federal (STF) que veda o direito de greve a servidores da segurança pública.

A decisão destaca que a atividade policial é essencial para a ordem e a segurança, e que a população não pode ser prejudicada pela suspensão dos serviços. Os policiais civis haviam aprovado a paralisação em assembleia no dia 27 de setembro, com suspensão das atividades por 12 horas diárias, entre 8h e 20h, sem notificação formal à administração pública.

O Estado alegou que a greve visava pressionar o governo por demandas salariais, e que outra paralisação já havia ocorrido em setembro. Com a decisão judicial, o Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul) deve determinar o retorno imediato dos policiais ao trabalho, sob pena de sanções legais. O sindicato pode contestar a decisão no tribunal, e a Procuradoria-Geral de Justiça acompanhará o caso.

Compartilhe: