Justiça Federal mantém ação contra empresário e colaboradores por suposta evasão de divisas no Paraguai
- porRedação
- 26 de Dezembro / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Foto: Gerson Walber
O Poder Judiciário Federal confirmou o prosseguimento da ação penal contra o empresário João Roberto Baird e outros envolvidos, acusados de manter recursos não declarados em contas e bens no Paraguai. A decisão, proferida nesta semana, negou os recursos da defesa que buscavam suspender ou anular o julgamento.
A investigação, que é um desdobramento de fases anteriores da Operação Lama Asfáltica, aponta que o grupo teria utilizado nomes de terceiros ("laranjas") para ocultar movimentações financeiras milionárias fora do país. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), os valores sob suspeita ultrapassam a marca de R$ 8 milhões e teriam sido destinados à compra de propriedades rurais e participações societárias em empresas paraguaias.
A defesa dos réus sustentou que haveria irregularidades processuais e falta de competência da vara atual para julgar o caso. No entanto, o magistrado responsável entendeu que as provas colhidas até o momento são válidas e que o processo possui os requisitos necessários para seguir o trâmite legal.
Com a manutenção do julgamento, o tribunal deve agendar as próximas audiências para ouvir testemunhas e colher depoimentos dos acusados. Caso condenados, os envolvidos podem responder por crimes de evasão de divisas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.






