Japão divulga primeira imagem de sonda na Lua; veja
- porEstadão Conteúdo
- 25 de Janeiro / 2024
- Leitura: em 6 segundos

A Agência Espacial Japonesa (Jaxa) divulgou uma imagem da sonda Smart Lander for Investigating Moon (Slim, na sigla em inglês) na Lua, capturada pelo Veículo de Excursão Lunar 2 (LEV-2). O LEV-2 é o primeiro robô do mundo a realizar exploração totalmente autônoma na superfície lunar.
O explorador não tripulado pousou em solo lunar no sábado, 20, tornando o Japão o quinto país a pousar na Lua. O LEV-2 e o LEV-1 foram ejetados da espaçonave pouco antes da Slim pousar
Até agora, apenas Estados Unidos, Rússia (antiga União Soviética), China e recentemente a Índia tinham conseguido pousar com sucesso na Lua. O Japão, por sua vez, teve duas missões fracassadas, uma pública e outra privada.
/
— JAXA(宇宙航空研究開発機構) (@JAXA_jp) January 22, 2024
1/25(木) 14:00~ライブ配信📢
「小型月着陸実証機(SLIM)の月面着陸の結果・成果等にかかる記者会見」を配信いたします。
\
2024年1月25日(木) 14:00頃~ 配信(予定)
※配信時間は変更となる場合がございます。#JAXA #SLIM #小型月着陸実証機https://t.co/vNOl7Xna8N https://t.co/itM51Ay7aL pic.twitter.com/7s97SY53Q8
De acordo com a Jaxa, a Slim fez um pouso suave na superfície lunar. No entanto, uma anormalidade no motor principal afetou o pouso, resultando na impossibilidade de carregamento dos painéis solares. A agência disse que continuará a tentar a recuperação da Slim à medida que o ângulo da luz solar muda na superfície lunar.