INSS passa a exigir biometria para desbloqueio de novos empréstimos consignados a partir de 23 de maio
- porRedação
- 19 de Maio / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Reprodução/INSS
A partir do dia 23 de maio, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) exigirá autenticação biométrica para o desbloqueio de benefícios relacionados a novos empréstimos consignados, realizados pela plataforma Meu INSS. A medida está prevista no Despacho Decisório nº 75, assinado pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Junior, e publicada nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União.
De acordo com o despacho, o objetivo da nova exigência é identificar possíveis vulnerabilidades no processo e adotar medidas para aumentar a segurança e a conformidade nas liberações dos empréstimos. A validação da biometria será feita com base em dados oficiais do governo federal.
A mudança ocorre após a Operação Sem Desconto, conduzida pela Polícia Federal, que investigou um esquema envolvendo descontos indevidos em aposentadorias e pensões por meio de convênios com sindicatos e associações. O esquema teria causado prejuízos bilionários aos cofres públicos e afetado milhões de beneficiários.
O documento determina que as diretorias de Benefícios, Relacionamento com o Cidadão e Tecnologia da Informação do INSS adotem as providências necessárias para garantir a aplicação da nova regra, que será válida somente para novos desbloqueios a partir da data estipulada.