INMET decreta alerta vermelho para tempestades em grande parte de Mato Grosso do Sul

| Créditos: Foto: Arquivo/ TopMídiaNews


Uma vasta área do estado de Mato Grosso do Sul encontra-se sob aviso de risco máximo para o desenvolvimento de tempestades intensas, com vigência no período que se estende da manhã de segunda-feira até a manhã de terça-feira.

A previsão indica que as chuvas serão volumosas, podendo variar entre 30 a 60 milímetros por hora, ou atingir um acumulado de até 100 milímetros ao longo do dia em diversos municípios. Estas condições climáticas extremas virão acompanhadas de ventos fortes, com potencial de alcançar 100 quilômetros por hora, e há possibilidade de queda de granizo.

O aviso abrange as regiões Centro Norte, Leste e Sudoeste do estado, incluindo cidades como Dourados, Três Lagoas e Coxim, entre outras.

Autoridades alertam para os riscos significativos, que incluem cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e inundações repentinas em áreas urbanas, podendo causar a interrupção de serviços essenciais.

Recomendações de segurança:

Evite buscar abrigo sob árvores e mantenha distância de placas de propaganda e torres de transmissão durante as rajadas de vento.

Desligue aparelhos elétricos e corte o quadro geral de energia, se possível, para reduzir riscos.

Em situações de emergência, o contato deve ser feito com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Compartilhe: