Indígenas bloqueiam MS-156 por água e recebem oferta de 2 litros por pessoa

| Créditos: Foto: Reprodução/Campo Grande News/Vídeo

Indígenas Guarani-Kaiowá e Terena bloqueiam a rodovia MS-156 há dois dias em protesto contra a falta de água nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Autoridades ofereceram dois caminhões-pipa, o que equivale a pouco mais de 2 litros de água por pessoa, mas a proposta foi considerada insuficiente.

Indígenas relatam que a tropa de choque feriu alguns manifestantes e exigem pelo menos cinco caminhões-pipa por aldeia, além da distribuição de galões de água.

O bloqueio ocorre após o anúncio de um convênio para investimento em saneamento básico em outras aldeias da região, mas que excluiu Jaguapiru e Bororó. O governador Eduardo Riedel (PSDB) afirmou que o bloqueio impede o direito de ir e vir, mas reconheceu que a reivindicação por água é justa.

Compartilhe: