Guarani-Kaiowá relatam intoxicação por agrotóxicos e perda de lavouras em Guyraroká (MS)

| Créditos: Foto: Comunidade Guyraroka


A comunidade guarani-kaiowá de Guyraroká, em Caarapó, a 274 km de Campo Grande, relata efeitos de intoxicação após pulverizações de agrotóxicos em lavouras próximas. Entre os sintomas estão dores de cabeça, náusea, diarreia, coceira e irritação nos olhos, especialmente entre crianças, gestantes e idosos.

Segundo membros da aldeia, a prática dificulta o cultivo de alimentos tradicionais, como milho, amendoim, abóbora e mandioca. A comunidade afirma que busca apenas cumprir a demarcação de suas terras, sem expandir sua ocupação.

Em julho, operação da Força Nacional e do Ibama apreendeu mais de 200 quilos de agrotóxicos contrabandeados do Paraguai escondidos em áreas de mata nas terras indígenas. O material estava armazenado em locais de difícil acesso.

A Terra Indígena Guyraroká foi reconhecida como posse tradicional dos guarani-kaiowá em 2009, mas decisão do STF de 2014 anulou parte do território reivindicado. O processo de revisão da decisão ainda aguarda julgamento, com última movimentação em julho de 2024.

Em paralelo, o MPF cobra R$ 170 milhões de indenização por danos morais e materiais à comunidade, ação ainda sem desfecho, contra a União e a Funai.

Compartilhe: