Governo amplia programa de qualificação para motoristas com mais mil vagas
- porRedação
- 24 de Fevereiro / 2025
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Wenderson Araujo/Trilux/CNA
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul anunciou a ampliação do Programa Estadual de Qualificação Profissional para Motoristas de Veículos de Carga e de Ônibus - Voucher Transportador, com a abertura de mais mil vagas. A decisão, publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (24), eleva o total de vagas oferecidas pelo programa para três mil.
A medida visa atender à crescente demanda por motoristas qualificados no estado, que ainda possui um déficit de mais de 500 profissionais, segundo dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul (Setlog).
O programa, instituído em 2023, oferece aos motoristas a qualificação gratuita para a mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de D para E, além da isenção de taxas no Departamento Estadual de Trânsito de MS (Detran-MS).
A qualificação é realizada em parceria com o sistema "S", por meio do Sest Senat, e capacita os condutores para atender às exigências do setor de transportes, que possui diversas vagas de emprego abertas.
O diretor-presidente da Setlog, Dorival Silva de Oliveira, defende a necessidade de suprir a demanda por motoristas no estado e mencionou a possibilidade de firmar parceria com o Paraguai para aproveitar a mão de obra excedente do país vizinho, tendo em vista a grande comunidade paraguaia presente em Mato Grosso do Sul.
A ampliação do programa Voucher Transportador representa um esforço do governo estadual para impulsionar o setor de transportes e logística, que desempenha um papel fundamental na economia de Mato Grosso do Sul.