Governadores do Codesul firmam parcerias para segurança pública e monitoramento climático

| Créditos: Divulgação/Codesul


O governador Eduardo Riedel participou nesta quarta-feira (23), em Brasília, da reunião do Conselho de Governadores do Codesul. O encontro resultou em avanços na integração das forças de segurança pública e na criação de um sistema conjunto de monitoramento climático para Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com apoio do Banco Mundial, os estados assinaram um memorando de entendimento para desenvolvimento do sistema, que visa oferecer respostas mais rápidas a desastres naturais e efeitos das mudanças climáticas. A proposta deve entrar na fase de licitação até julho.

Riedel, atual presidente do Codesul, destacou a importância da atuação integrada contra o crime organizado e da cooperação estratégica em temas climáticos. O grupo também apresentou um plano regional de desenvolvimento sustentável até 2040, com foco em educação, meio ambiente, logística e segurança.

A pauta incluiu ainda discussões legislativas, como mudanças no FPE, tratados rodoviários internacionais, royalties do petróleo e regulamentação fundiária na faixa de fronteira. Também participaram os governadores Eduardo Leite (RS), Jorginho Mello (SC), o vice-governador Darci Piana (PR) e representantes do Banco Mundial.

Compartilhe: