Gaeco Denúncia 21 por Tráfico de Drogas com Uso de Caminhões dos Correios, Frigoríficos e Funerárias
- porRedação
- 22 de Janeiro / 2025
- Leitura: em 9 segundos

| Créditos: Foto: Divulgação/MPE
O Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) denunciou 21 pessoas por envolvimento em esquema de tráfico de drogas que utilizava caminhões dos Correios, frigoríficos e até funerárias para transportar entorpecentes. Entre os denunciados estão dois advogados e um policial civil, acusados de integrar a organização criminosa.
A denúncia, protocolada nesta segunda-feira (20), é resultado da Operação Snow 2, deflagrada na última quarta-feira (15). As investigações revelaram que a quadrilha usava uma empresa terceirizada dos Correios, frigoríficos e uma funerária para transportar cocaína e maconha.
Em um dos diálogos interceptados, um dos líderes da organização demonstra preocupação com a atenção que um caminhão dos Correios chamaria, evidenciando a ousadia do esquema. A quadrilha chegou a publicar fotos da carreta dos Correios carregada com drogas durante o trajeto.
O Gaeco aponta que a carga apreendida em abril de 2023, avaliada em R$ 64 milhões, estava armazenada em um depósito ligado à organização. Os advogados Vlandon Xavier Avelino e Antônio César Jesuíno são acusados de blindar os criminosos, cooptar policiais civis e fornecer informações privilegiadas. O escrivão da Polícia Civil, Gustavo Cristaldo Arantes, também foi denunciado por acessar dados sigilosos para a quadrilha.
Ademar Almeida Ribas, conhecido como "Pitoco", Joesley da Rosa, Luiz Paulo da Silva Santo, o "Soneca", e Rodney Gonçalves Medina figuram entre os líderes da organização. Segundo o MPE, Joesley da Rosa e Rodney Gonçalves Medina ofereceram propina a policiais civis para apreensão e posterior restituição de caminhões do grupo.
A organização criminosa também é acusada de executar integrantes infiéis. Um dos casos foi a execução de um motorista de funerária que descumpriu as ordens da quadrilha.






