Furtos e vandalismo em semáforos somam 113 casos em 2026

| Créditos: Divulgação/PMCG


Campo Grande registrou 113 ocorrências de furto, tentativa de furto e vandalismo em equipamentos semafóricos apenas nos primeiros meses de 2026. O balanço da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) já resultou em 93 boletins de ocorrência e motivou um alerta do órgão sobre os prejuízos causados à mobilidade urbana.

Entre os principais danos apontados pelo levantamento estão o furto de aproximadamente 3 mil metros de cabos elétricos e de 12 controladores semafóricos , aparelhos responsáveis pelo funcionamento e pela sincronização dos cruzamentos. Em muitos casos, as ações deixam os semáforos totalmente apagados, o que exige atendimento emergencial das equipes técnicas para restabelecer a sinalização e garantir a segurança viária.

Além dos crimes e do vandalismo, a Agetran também enfrenta problemas causados por fatores externos. Neste ano, foram registradas 15 ocorrências envolvendo ataques de periquitos aos equipamentos. Também são frequentes os casos de colisões de veículos contra postes e estruturas de sustentação, situações que provocam interrupções no funcionamento dos semáforos e demandam ações imediatas de manutenção.

Os prejuízos vão além do custo para a reposição das peças danificadas. Segundo a agência, verbas que poderiam ser destinadas a melhorias na mobilidade urbana acabam sendo redirecionadas para reparar os danos e restabelecer o sistema.

Para minimizar os impactos no trânsito, equipes da agência atuam diariamente no monitoramento, na manutenção e na recuperação dos equipamentos. Sempre que uma falha é identificada, técnicos são mobilizados para fazer os reparos e normalizar a sinalização o mais rápido possível.

Como ajudar

A orientação é que qualquer falha nos semáforos seja comunicada imediatamente por meio da Central 156. O registro permite o acionamento rápido das equipes e contribui para a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.

Compartilhe: