Frio intenso causa morte de mais de 540 animais em MS
- porRedação
- 15 de Agosto / 2024
- Leitura: em 6 segundos

| Créditos: Foto: Ilustrativa
Mato Grosso do Sul registra um número alarmante de mortes de animais devido ao frio intenso desde o início do ano. Até o dia 13 de agosto, foram contabilizadas 541 cabeças de gado mortas por hipotermia, sendo 455 delas apenas durante a última frente fria.
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) confirmou os casos após visitas às propriedades e alerta para a possibilidade de subnotificações. O monitoramento é intensificado, especialmente no sul do estado, região mais afetada pelas baixas temperaturas.
Desde o início da última frente fria, em 9 de agosto, seis novos casos foram registrados, incluindo um em Aquidauana, onde 50 animais morreram.
A Iagro reforça a importância de os produtores abrigarem o rebanho em locais protegidos durante períodos de frio intenso ou inversão térmica, oferecendo alimentação adequada e abrigo em pastagens naturais ou coberturas físicas.
Em 2023, durante as frentes frias entre junho e julho, o estado registrou a morte de 2.660 animais devido ao frio.