Equador decreta estado de exceção após fuga de líder criminoso
- porJovem Pan
- 09 de Janeiro / 2024
- Leitura: em 6 segundos

Daniel Noboa, presidente do Equador, decretou estado de exceção após um criminoso fugir | Créditos: HANDOUT / PRESIDENCIA ECUADOR / AFP
O presidente do Equador, Daniel Noboa, anunciou nesta segunda-feira, 8, que decretou estado de exceção em todo o país, incluindo no sistema penitenciário, após a fuga do chefe da maior quadrilha criminosa de um presídio em Guayaquil (sudoeste).
“Acabo de assinar o decreto de estado de exceção para que as Forças Armadas tenham todo o apoio político e legal em seu agir” nas ruas e centros de reclusão, disse o mandatário em sua conta no Instagram.
Mais cedo, o Ministério Público informou através da rede social X, que apresentou acusações contra dois funcionários de presídio “que estariam envolvidos na fuga” do chefe criminoso Adolfo Macías, conhecido como Fito.
A medida decidida por 60 dias faculta a Noboa, que assumiu a presidência em novembro por um ano e meio ao ser eleito em uma votação antecipada, a mobilizar os militares às ruas e sua entrada nos presídios, em alusão a uma “grave comoção interna” na nação, assim como a suspender os direitos civis. Ele também ordenou um toque de recolher de seis horas entre as 23h e as 05h locais (de 01h às 07h em Brasília).