Enem 2026: Candidatos de Mato Grosso do Sul devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões às 12h

| Créditos: © Jose Cruz/Agência Brasil


Com mais de 5 milhões de inscritos em todo o país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 tem início neste domingo (8). Em Mato Grosso do Sul, devido ao fuso horário em relação à capital federal, os participantes precisam ter atenção redobrada com os horários locais para evitar o desclassificação por atraso.

No estado, o acesso aos locais de exame estará liberado a partir das 11h, e os portões serão pontualmente fechados às 12h (horário de Mato Grosso do Sul). A aplicação das provas começará às 12h30.

Estrutura das avaliações

A maratona do exame é dividida em dois finais de semana sucessivos:

Primeiro domingo (8/11): Os estudantes terão 5 horas e 30 minutos para elaborar a redação e responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias. O encerramento ocorre às 18h (horário local). A saída da sala sem o caderno de questões é permitida a partir das 14h30, enquanto a retirada da prova só é autorizada após as 17h30.

Segundo domingo (15/11): O foco será em Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Com duração de 5 horas, a aplicação vai até as 17h30 (horário local). A liberação para levar o caderno de questões ocorre a partir das 17h.

Documentos e itens permitidos

Para realizar o exame sem contratempos, o participante deve apresentar um documento de identificação oficial com foto em sua versão física original (como RG, CNH válida, Passaporte ou Carteira de Trabalho posterior a jan/1997) ou a versão digital acessada diretamente pelos aplicativos oficiais ou pela plataforma Gov.br.

A prova deve ser respondida exclusivamente com caneta esferográfica de tinta preta e corpo fabricado em material transparente. É recomendável consultar o cartão de confirmação na Página do Participante para conferir com antecedência o local exato da prova. Caso necessite comprovar a presença no exame, o participante deve levar a declaração de comparecimento impressa.

Regras e segurança no local

Ao entrar na sala de aula, cada candidato receberá uma embalagem porta-objetos para guardar aparelhos eletrônicos (como celulares, relógios e fones de ouvido), que devem obrigatoriamente estar desligados, além de outros itens pessoais como bonés, óculos escuros e materiais impressos.

Compartilhe: