Empreiteiro é detido com arma durante operação do Gaeco em Terenos
- porRedação
- 13 de Agosto / 2024
- Leitura: em 6 segundos

GAECO 3ª fase da Operação Successione | Créditos: Reprodução / Dourados News
Um empreiteiro foi detido por posse ilegal de arma durante uma operação do Gaeco (Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) realizada nesta terça-feira (13) em Terenos, cidade localizada a 30 km de Campo Grande. A operação investiga um esquema de corrupção que envolve servidores públicos e empresários na fraude de licitações.
Hander Luiz Correa Grote Chaves, alvo de busca e apreensão, foi encontrado com uma arma de calibre 22 registrada em nome de outra pessoa. O delegado arbitrou fiança de sete salários mínimos (R$ 9.884,00) para sua liberação. Chaves é o único proprietário da empresa HG Empreiteira & Negócios LTDA, também alvo da operação.
Além da detenção do empreiteiro, outra pessoa foi presa em Campo Grande. A operação cumpriu um total de 16 mandados, sendo nove em Terenos, cinco em Campo Grande e um em Santa Fé do Sul (SP).
O Ministério Público de MS (MPMS) informou que a investigação identificou um esquema de corrupção envolvendo servidores públicos e empresários que fraudavam licitações. O Gaeco também apurou que o grupo criou empresas sem estrutura ou experiência para celebrar contratos com a administração pública.
A operação foi batizada de "Velatus", que significa "velado" em latim, em referência à forma insidiosa e velada com que os investigados agiram para praticar crimes contra a Administração Pública.
A reportagem tentou contato com o atual prefeito de Terenos, Henrique Wancura Budke (PSDB), mas não obteve retorno até o momento. O espaço segue aberto para manifestação.