Educacionais em MS: Índice nacional revela situação crítica

| Créditos: Reprodução/SED

O Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) de 2023 destacou as oportunidades educacionais em Mato Grosso do Sul como "críticas", com um índice abaixo da média nacional e estagnado nos últimos dois anos. Segundo a organização Roda Educativa, responsável pelo indicador, enquanto a média nacional é de 5.1, o estado registrou um índice de 4.8, sem apresentar crescimento desde 2019.

De acordo com o Ioeb, 22 municípios sul-mato-grossenses foram classificados como 'críticos' ou necessitando de 'atenção'. Municípios em situação crítica oferecem oportunidades educacionais limitadas e não têm mostrado progresso, como é o caso de Laguna Carapã, que retrocedeu 10% no índice entre 2023 e 2021. Outros, como Nova Andradina, mesmo tendo índices acima da média nacional, registraram retrocessos, evidenciando a complexidade dos desafios.

Enquanto isso, em Campo Grande, o Ioeb foi avaliado como "em desenvolvimento", com um aumento de 2.7% nos resultados educacionais, apesar da falta de crescimento em relação ao período anterior.

O Ioeb, em contraste com o Ideb, busca uma avaliação mais abrangente, considerando diversos fatores além das notas dos estudantes. Incorporando dados do Ideb, do Censo Escolar e outros, o Ioeb visa analisar tanto os insumos educacionais quanto os resultados, como atendimento, aprendizado e aproveitamento escolar, oferecendo uma visão mais completa da situação educacional.

Compartilhe: