Educação de MS ganha reforço com efetivação de novos professores da Rede Estadual

Após mais uma etapa de nomeação dos aprovados no concurso público da REE/MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), 17 novos profissionais passam a integrar o quadro efetivo da Educação em Mato Grosso do Sul.

Nos últimos quatro anos, mais de 1,1 mil professores foram efetivados para atuar nas 352 unidades escolares distribuídas em todo o Estado, fortalecendo o trabalho pedagógico e garantindo maior estabilidade às equipes escolares.

Conquista profissional e estabilidade

A professora de Biologia Jéssica Caroline de Moura, de 28 anos, que atuava como temporária na rede, comemorou a efetivação. “Sinto que todo esforço valeu a pena. Estou feliz pela conquista e pela oportunidade de me dedicar ainda mais aos estudantes e aos projetos da rede”, afirmou.

Formado em Educação Física, Mariomar Rezende Jr., 47 anos, destacou a realização após décadas de profissão. “É uma conquista que chega depois de 25 anos em uma carreira onde sempre é possível evoluir e fazer mais pelos nossos alunos”, disse.

O professor de História Lennon Vinícius, de 29 anos, também já integrava a rede como temporário e vê o momento como uma nova etapa. “É uma virada de página na minha vida e a chance de continuar oferecendo o melhor à comunidade escolar.”

Com dez anos de experiência na rede privada, o professor de História Robert Ribeiro, 33 anos, ressaltou o impacto da estabilidade. “Agora fico mais tranquilo para organizar meus planos de futuro em uma profissão que escolhi para a vida.”

A professora de Língua Inglesa Eliane de Assis Gonçalves, 53 anos, que atuou por 24 anos na rede privada, também celebrou a conquista. “Amo o que faço e venho para oferecer a mesma dedicação e compromisso com os alunos na rede estadual.”

Concurso ampliado e validade prorrogada

O concurso SAD/SED/Professor/2022 previa inicialmente 722 vagas, mas o número foi ampliado diante das demandas das escolas da Rede Estadual. Até fevereiro de 2026, 1.190 professores aprovados já foram efetivados.

A validade do certame, que era de dois anos, foi prorrogada por mais dois, com término previsto para 29 de junho de 2026.

As nomeações seguem as necessidades específicas das 352 unidades escolares da rede, assegurando continuidade ao trabalho pedagógico, favorecendo o planejamento e fortalecendo o vínculo entre professores e estudantes.

Rede fortalecida

A coordenadora pedagógica de lotação, Sergia Cristina de Arruda, destacou que cada nomeação representa um avanço coletivo para a estrutura das escolas.

“Vivenciamos cada nomeação como uma grande conquista para o professor e para as unidades escolares”, afirmou.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, também celebrou a conclusão de mais uma etapa de convocação dos aprovados.

“A ampliação do quadro efetivo, com a chamada dos aprovados no último concurso, foi um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão”, ressaltou.

Segundo o secretário, o número de profissionais empossados já supera o quantitativo inicialmente previsto, garantindo continuidade e qualidade ao trabalho desenvolvido pela Rede Estadual de Ensino, com foco no atendimento aos estudantes.

Compartilhe: