Deputado critica “cerco político” e compara situação de Eduardo Bolsonaro a jogo de xadrez desleal
- porRedação
- 19 de Março / 2025
- Leitura: em 8 segundos

| Créditos: Divulgação
O deputado estadual Coronel David (PL) comparou a política brasileira a um jogo de xadrez desequilibrado, em que apenas um lado tem liberdade de movimento. A declaração foi feita em resposta à decisão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) de se licenciar do cargo e residir nos Estados Unidos.
David questionou a narrativa de que Eduardo "fugiu", argumentando que o deputado federal sempre atuou contra a censura e que sua mudança para os EUA seria uma forma de evitar um "cerco político". Segundo David, a esquerda teria articulado para reter o passaporte de Eduardo, e a Procuradoria-Geral da República teria agido para impedir sua atuação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados.
O deputado estadual criticou o que considera uma "perseguição jurídica e política" contra Eduardo Bolsonaro, e afirmou que a mudança para os EUA representa uma nova frente de atuação. "Às vezes, um homem livre fora do cárcere vale mais do que mil prisioneiros dentro dele", declarou. David expressou solidariedade a Eduardo e manifestou confiança de que a justiça será restabelecida.