Delegacia da Mulher recebe reforço no atendimento em Campo Grande
- porRedação
- 14 de Março / 2025
- Leitura: em 7 segundos

| Créditos: Reprodução
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Campo Grande receberá reforço com a designação da delegada Cecilia Fleury Jube Leal, conforme publicação no Diário Oficial do Estado. A medida ocorre em meio a questionamentos sobre a qualidade do atendimento na delegacia, que se intensificaram após o feminicídio da jornalista Vanessa Ricarte em fevereiro e a recente agressão a outra jornalista na cidade.
Cecilia Fleury Jube Leal, que atuava em Aparecida do Taboado, será designada para a Deam por um período de 90 dias, conforme portaria assinada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio. A delegada Elaine Benicasa, titular da Deam, afirma que a nomeação é um reforço bem-vindo, especialmente diante da alta demanda e dos recentes casos que expuseram falhas no atendimento e na rede de proteção às mulheres.
Os questionamentos ao atendimento da Deam ganharam força após a divulgação de um áudio em que Vanessa Ricarte relatava um atendimento "frio" antes de ser assassinada pelo ex-noivo. O caso também evidenciou a falta de escolta policial para a vítima após o registro da ocorrência. Três semanas depois, a agressão a outra jornalista reacendeu o debate sobre a eficiência da delegacia.
O caso mais recente também gerou polêmica no âmbito legislativo, com parlamentares apontando uma inversão de dados no boletim de ocorrência, inicialmente tratando o irmão da vítima como agressor e o ex-namorado como comunicante. A delegada Benicasa esclareceu que o erro foi corrigido no mesmo dia e que a "situação não procede".