Crise no Setor: Segundo frigorífico encerra atividades em MS em menos de uma semana

| Créditos: Foto: Reprodução/Rural News MS


O setor de frigoríficos em Mato Grosso do Sul registrou dois grandes reveses em menos de uma semana, com o encerramento de atividades e um pedido de recuperação judicial.

O caso mais recente é o do BMG Foods, em Nioaque (cerca de 200 km de Campo Grande), que confirmou o fechamento da unidade na terça-feira (4/11). A empresa, que possui operações em 14 estados, comunicou que a decisão faz parte de um processo de reorganização e otimização operacional, visando a sustentabilidade do negócio. Um fator citado pela diretoria foi a falta de habilitação da planta de Nioaque para realizar exportações, especialmente para o mercado chinês, o que reduziu sua competitividade. A BMG Foods garantiu que os direitos dos cerca de 400 funcionários foram respeitados e que a maioria foi realocada para outras unidades, como a de São Gabriel do Oeste.

Dias antes, em Sidrolândia (a 70 km da capital), o Balbinos Agroindustrial protocolou um pedido de recuperação judicial na sexta-feira (31/10). A empresa busca a suspensão de execuções e bloqueios judiciais para reorganizar as finanças e preservar os cerca de 600 empregos (350 diretos e 250 indiretos). A Balbinos atribuiu a grave crise financeira a fatores como endividamento bancário, aumento de custos operacionais e a queda no consumo interno. O balanço contábil da companhia aponta um prejuízo acumulado de R$ 120 milhões, e o pedido foi realizado após a empresa ser denunciada por pecuaristas devido à falta de pagamentos na aquisição de gado.

Compartilhe: