Coronel David transforma diagnóstico em investimento para a saúde
- porRedação
- 09 de Fevereiro / 2026
- Leitura: em 6 segundos

Após visitar unidades de saúde da Capital e constatar de perto as dificuldades enfrentadas por pacientes e profissionais, o deputado estadual Coronel David (PL) anunciou, nesta segunda-feira (9), a destinação de mais de meio milhão de reais em emendas parlamentares para Campo Grande, com foco prioritário no fortalecimento da rede pública de saúde.
O anúncio foi feito durante reunião com o secretário municipal de Saúde (Sesau), Marcelo Vilela. Além da saúde, os recursos também contemplarão áreas como educação e assistência social, mas a maior parte do investimento será direcionada à melhoria da estrutura das unidades de atendimento.
A decisão é resultado de um diagnóstico realizado pelo próprio parlamentar ao acompanhar a rotina de serviços como a UPA do bairro Universitário e o CEM II (Centro Especializado Municipal). Nas visitas, Coronel David se deparou com salas de espera lotadas, calor excessivo e equipamentos defasados, fatores que impactam diretamente na qualidade do atendimento.
“Imagine chegar a uma unidade de saúde já fragilizado, preocupado, e a primeira coisa que sente é o calor. Poucos aparelhos de ar-condicionado funcionando, gente esperando, crianças, idosos… o calor aumenta o desconforto, e a demora no atendimento aumenta a angústia”, relatou o deputado.
Soluções práticas
Diante do cenário, Coronel David levou as demandas diretamente à Secretaria Municipal de Saúde, em diálogo com o secretário Marcelo Vilela e o coordenador de Urgências da pasta, Yama Higa. Segundo ele, o objetivo foi ir além da crítica e contribuir com soluções concretas.
Os recursos destinados à saúde deverão ser aplicados, principalmente, na aquisição de equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado para melhorar o ambiente das salas de espera, além da modernização de computadores e outros itens essenciais ao funcionamento das unidades.
“Quem procura atendimento não quer luxo. Quer dignidade, respeito e rapidez. Saúde precisa ser prioridade, não pode ser sinônimo de sofrimento”, afirmou.
O deputado avalia que o investimento por meio de emendas parlamentares pode contribuir para um atendimento mais ágil e humanizado, reduzindo o desgaste diário de quem depende do sistema público de saúde. Coronel David também assumiu o compromisso de destinar, em 2027, uma nova emenda no valor de R$ 500 mil exclusivamente para a saúde de Campo Grande.
“Nosso compromisso é ouvir, agir e entregar resultado, para que o atendimento chegue melhor a cada cidadão de Campo Grande”, concluiu.






