Concurso para Investigador e Escrivão na Polícia Civil de MS deve ocorrer em 2024

| Créditos: Saul Schramm/Governo MS

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul (PCMS) poderá abrir concurso público para os cargos de Investigador e Escrivão em 2024. A informação foi divulgada pelo Delegado-Geral, Lupérsio Degerone Lucio, que encaminhou a demanda ao Governador Eduardo Riedel (PSDB).

Necessidade de Reposição de Quadros

O último concurso para as áreas foi realizado em 2017, mas encontra-se sub judice. Segundo Lucio, a reposição dos quadros é crucial para atender às necessidades da instituição, considerando a defasagem entre o número atual de policiais e o previsto em lei.

Deficiência no Número de Agentes

A PCMS conta com cerca de 1.220 Investigadores, quando o ideal seria 1.980. Já o quadro de Escrivães tem 450 profissionais, enquanto a legislação determina 660. Essa lacuna impacta negativamente na cobertura de plantões, especialmente no interior e na fronteira, além de dificultar a implantação de novas Casas da Mulher.

Análise em Curso

O pedido de concurso feito pelo Delegado-Geral está em análise pela Secretaria Estadual de Administração (SAD). A aprovação da demanda resultará na publicação do edital com as vagas e as regras do certame ainda neste ano.

Expectativa da Categoria:

A categoria policial civil demonstra expectativa positiva em relação à abertura das vagas. A expectativa é que o concurso contribua para a otimização das condições de trabalho e para a excelência na prestação de serviços à população.


 

Compartilhe: