Comércio de Campo Grande permanecerá fechado na Sexta-feira Santa

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul (Fecomércio-MS) anunciou que as lojas da capital, Campo Grande, não abrirão suas portas na próxima Sexta-feira Santa, 7 de abril. Essa medida, segundo a federação, está em conformidade com as diretrizes tradicionais da data religiosa. As atividades serão retomadas normalmente no sábado, 8 de abril.

A decisão implica que estabelecimentos comerciais estão proibidos de funcionar, sob pena de multa para os proprietários que desrespeitarem a norma. De acordo com Fernando Camilo, gerente de relações sindicais da Fecomércio-MS, empresas que descumprirem a determinação serão obrigadas a pagar um salário mínimo por funcionário ao sindicato trabalhista, com metade desse valor sendo repassado aos empregados afetados.

A legislação permite que lojas operem em feriados nacionais e em pontos facultativos, mas há exceções, como a Sexta-feira Santa, além do Dia do Trabalhador em 1º de maio e o Dia de Finados em 2 de novembro.

Os horários comerciais usuais variam entre 8h e 18h para estabelecimentos do centro da cidade, enquanto os shoppings funcionam das 10h às 22h. No entanto, a Fecomércio ressaltou que não existe um horário oficial para o comércio na capital, já que os empregadores têm autonomia para negociar horários com seus funcionários.

O importante, segundo a entidade, é que as empresas garantam aos trabalhadores 40 horas semanais, descanso remunerado, horas extras e adicionais noturnos, independentemente do horário de entrada e saída estabelecido.

Compartilhe: