Com articulação de Cármen, STF aprova lista só com nomes de mulheres para vaga no TSE

A ministra do STF Cármen Lúcia | Créditos: Nelson Jr./STF


O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (28) as duas listas tríplices para a vaga de ministro na classe dos advogados do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE). Uma das listas aprovadas é exclusivamente feminina.

Na lista tríplice exclusivamente feminina e que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como mostrou O Globo, constam os nomes das advogadas Cristina Maria Gama Neves da Silva, Estela Aranha e Vera Lúcia Araújo — que já é ministra substituta do TSE.

A aprovação das listas foi comentada pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia. Seria um contrassenso que o próprio TSE não tivesse duas listas feitas com mulheres

“Se não tivéssemos a oportunidade de termos uma lista de homens e uma de mulheres, em 2026, nós teríamos no TSE os sete cargos providos por homens”, disse a ministra.

Compartilhe: